ANDA SP: Marginal Tietê tem aumento de 84% no congestionamento no primeiro trimestre do ano, diz CET

São 145 mil pessoas por dia na via; marginal Pinheiros e Avenida do Estado também tiveram aumento expressivo. Secretário atribui aumento às interdições nas marginais. Marginais Pinheiros, Tietê e Avenida do Estado foram as que registraram mais trânsito O congestionamento na Marginal Tietê aumentou 84% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a pesquisa “Origem e Destino” da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) e analisados pela equipe do Anda São Paulo. Este aumento na Marginal Tietê aconteceu no horário do fim da tarde, às 17h30. Às 12h30 o aumento no congestionamento foi de 46%. A pesquisa mostra que a Marginal Tietê é uma espécie de avenida metropolitana: 145 mil pessoas circulam entre Osasco, Guarulhos e a capital, todos os dias. Mais 140 mil veículos chegam pelas rodovias. Mais prédios, mais trânsito A Marginal Pinheiros e a Avenida do Estado também registraram aumentos expressivos. No sentido Interlagos da Marginal Pinheiros, o trânsito piorou 25% às 20h. No sentido Castelo Branco, o aumento aconteceu o dia todo. Às 14h o aumento foi de 55%. De acordo com o urbanista Anderson Kazuo Nakano, neste caso foram os prédios de escritório junto com prédios de alto padrão e equipamento de consumo que ajudaram a piorar o trânsito. “Tudo isso se conjugou ali no entorno da Marginal Pinheiros, Faria Lima, Nova Faria Lima, Chucri Zaidan e Água Espraiada e gerou um polo gerador de tráfico imenso ali”, afirma. A Avenida do Estado também registrou aumento no trânsito por causa dos prédios novos. O aumento foi de 53% às 18h para quem vai em direção à Zona Norte e 64% às 20h no sentido contrário. A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou o planejamento do setor viário, em conjunto com as prefeituras, está sendo atualizado. O secretário de transportes da capital atribuiu o aumento nos congestionamentos no primeiro trimestre às interdições nas marginais. Mais trânsito para região sul Na região da Chácara Santo Antônio, está em construção um empreendimento que deve ser inaugurado até 2012 e reúne hotel, shopping, seis torres corporativas, duas residenciais e um parque. Serão 25 mil pessoas que vão morar ou trabalhar na região e outras 40 mil que vão passar pelo local todos os dias. No projeto tem espaço para bikes, patinetes, carros elétricos, e 9 mil vagas de estacionamento. Para o professor Paulo Bacaltchuck, a melhor alternativa é investir em transporte público de qualidade, integrado entre as cidades. “É importante ter uma autoridade metropolitana, pra você organizar o crescimento da cidade, como um todo. E conecte o transporte coletivo em todos os municípios. É o primeiro passo para ter o transporte coletivo que São Paulo merece”, afirma o especialista em mobilidade. Sobre os empreendimentos na Zona Sul, a Prefeitura de São Paulo confirma que todas as contrapartidas foram prestadas de acordo com as exigências da CET.

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