Toyota lança novo Corolla, primeiro carro híbrido flex


Sedã chega à 12ª geração: veja o que mudou. Toyota Corolla de nova geração ganha versão híbrida flex Divulgação/Toyota A Toyota está apresentando nesta terça-feira (3) a nova geração do Corolla no Brasil. Como principais novidades, o sedã estreia a inédita configuração híbrida flex e sistemas de segurança ativa, também pela primeira vez no segmento. Até então, os híbridos à venda no Brasil usam somente gasolina, caso do Prius, que também é da montadora japonesa. Além disso, seguindo os passos dele e do RAV4, o Corolla adota a arquitetura TNGA da marca, que promete veículos mais seguros e agradáveis, com cinco pilares: conforto ao dirigir, habitabilidade, praticidade de uso, compromisso com o meio ambiente e segurança. Motor A motorização híbrida só está disponível na configuração Altis, a topo de linha. São dois motores elétricos de 72 cavalos de potência e 16,6 kgfm de torque totais e um a combustão, 1.8 flex de ciclo Atkinson com 101 cavalos com etanol e 98 cavalos com gasolina, e 14,5 kgfm de torque independentemente do combustível utilizado. A potência combinada é de 122 cavalos com etanol ou gasolina. Os motores elétricos são recarregados pelo motor a combustão e pela recuperação de energia, que transforma a energia cinética gerada pelas desacelerações e pelos freios regenerativos em elétrica. Não há a possibilidade de recarga em tomadas. De acordo com a Toyota, com gasolina, o Corolla híbrido roda 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade. Com etanol, os números caem para 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Vale lembrar que, no caso dos híbridos, o consumo urbano é sempre o melhor pelo uso mais frequente do motor elétrico. Em estradas o motor a combustão é mais exigido. 101 + 72 = 122. Conta errada? Não estranhe potências e torques combinados dos motores elétricos e a combustão não sejam contas matematicamente corretas. Porém, ao mesmo tempo, a conta não está errada. Isso acontece porque os motores são acionados em momentos diferentes. Com isso, o pico de potência de cada um deles não ocorre ao mesmo tempo. Para calcular a potência máxima de um modelo híbrido, as fabricantes registram o pico máximo de ambos no limite de giro. Versões convencionais: novo motor 2.0 As demais versões do Corolla também têm mecânica inédita com um propulsor 2.0 flex batizado pela marca de Dynamic Force, que promete ser 9% mais eficiente e 15% mais potente. Ele entrega 177 cavalos de potência com etanol e 169 cavalos com gasolina, e 21,4 kgfm de torque com qualquer um dos combustíveis. O comando de válvulas variável inteligente (VVT-iE) modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão por meio de um motor elétrico. Ele também adota um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível, adaptando a injeção às condições de direção. Para acompanhar a novidade, o sedã passa a ter um câmbio CVT que simula 10 marchas. A transmissão promete mais eficiência e melhores arrancadas em 1ª marcha por ter uma engrenagem mecânica acoplada. Visual A nova "cara" do sedã foi apresentada em novembro passado, no Salão de Guangzhou, na China, com visuais diferentes para Europa e Estados Unidos. Antes disso, ha pouco mais de 1 ano, a 12ª geração do Corolla já tinha sido vista na versão hatch, que o G1 mostrou em detalhes no Salão de Paris. Antes Corolla 2019, a geração anterior Divulgação Depois Toyota Corolla 2020, a nova geração Divulgação/Toyota Antes Toyota Corolla 2019, a geração anterior Divulgação Depois Toyota Corolla 2020, a nova geração Divulgação/Toyota Versões e equipamentos Desde a versão de entrada GLi, o Corolla é equipado com direção elétrica, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelho para o motorista), sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Há também faróis com acendimento automático e ajuste de altura, central multimídia com conectividade Android Auto e Apple Carplay e câmera de ré, direção elétrica, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis com luzes diurnas de LED e tela TFT de 4,2 polegadas colorida no quadro de instrumentos. As rodas têm 16 polegadas. Quadro de instrumentos do novo Corolla XEi tem mostradores analógicos e computador de bordo digital Divulgação/Toyota A versão intermediária XEi acrescenta faróis de neblina em LED, chave presencial para entrada no veículo e partida do motor, aletas para troca de marchas atrás do volante, modo de condução Sport, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, ar-condicionado automático, acabamento com partes de couro preto e rodas de 17 polegadas. A topo de linha Altis 2.0 adiciona lanternas e faróis de LED e o pacote Toyota Safety Sense, com piloto automático adaptativo, faróis com facho alto automático, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, e alerta para mudança involuntária de faixa. Há ainda um pacote premium de série com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar elétrico e sensor de chuva. Na versão híbrida, este último pacote é opcional e não há paddle shifts, mas o quadro de instrumentos é digital. O Corolla está disponível em 7 cores diferentes: branco sólido, branco perolizado, preto, prata, vermelho, marrom e cinza. Silhueta mantida Apesar do visual novo, a 12ª geração do Corolla passou por poucas mudanças em suas dimensões. Agora com 4,63 metros de comprimento, 1,45 metro de altura e 1,78 metro de largura (sem contar os espelhos), ele está 1 centímetro maior, 2 centímetros mais baixo e 0,5 centímetro mais largo. A distância entre-eixos permaneceu a mesma, 2,70 metros, assim como o porta-malas, que segue com 470 litros. O tanque de combustível diminuiu. Antes com 60 litros em todas as versões, agora as equipadas com motor 2.0 têm 50, enquanto a híbrida tem 43 litros. Já o peso em ordem de marcha aumentou. Na geração passada, a versão de entrada, a mais leve, tinha 1.290 kg, enquanto a topo de linha, mais pesada, tinha 1.345 kg. Agora, o Corolla pesa entre 1.375 e 1.445 kg. Fabricação O Corolla é produzido em Indaiatuba (SP). A unidade teve um investimento de R$ 1 bilhão para ser modernizada e receber a nova geração do modelo. A fábrica de motores de Porto Feliz (SP) teve investimento de R$ 600 mil e também vai produzir o motor híbrido, mas com a maior parte dos componentes vinda do exterior, já que os fornecedores locais ainda não dispõem dessa tecnologia. A partir da versão XEi, o novo Corolla tem rodas de 17 polegadas e faróis de neblina de LED Divulgação/Toyota Acabamento em dois tons é exclusividade das versões Altis no Corolla Divulgação/Toyota

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