Volkswagen quer que 'SUV do Polo' seja 'divisor de águas' para filial brasileira


Nivus chega até o meio do ano, e vai estrear nova logomarca da empresa. Crossover também é o 1º carro desenvolvido na região que será vendido na Europa. Futuro Volkswagen Nivus, ainda em imagem embaçada Divulgação Principal lançamento da Volkswagen no ano, o Nivus chega com a obrigação de ser um “divisor de águas” para a empresa em 2020. A frase é do otimista presidente da fabricante na América do Sul, o argentino Pablo Di Si. O Nivus, que será o "SUV cupê do Polo", chega pouco antes do meio do ano, e será um crossover posicionado logo abaixo do T-Cross. Ele ainda não teve o desenho final revelado, mas carrega uma série de expectativas. Uma delas é de estrear a nova logomarca da Volkswagen no Brasil. Além disso, a Volkswagen promete uma "revolução" no sistema de informação e entretenimento a bordo. Os clientes podem esperar menos botões e mais interatividade com o veículo. Atualmente, a Volks tem, em alguns modelos, quadro de instrumentos digital, além do chamado manual cognitivo, que usa inteligência artificial para tirar dúvidas relacionadas ao veículo. Nivus compartilhado? Volkswagen mostra seu próximo SUV, o Nivus Divulgação “Será um divisor de águas porque teremos um novo modelo de negócios de que estreará com o Nivus”, disse. “Estamos trabalhando um conceito de mobilidade”, completou. Uma das apostas pode ser o compartilhamento de veículos em grandes cidades. A Volkswagen estreou um plano piloto de compartilhamento de carros em algumas concessionárias, e deve, no futuro, expandir o negócio, contando com parcerias com outras empresas. O Nivus, como um “embaixador” da nova imagem da Volks, é o veículo ideal para ser a estrela do negócio, que pode ser baseado no programa implantado recentemente na Alemanha – são milhares de unidades das versões elétricas de Up e Golf disponíveis para locação. Por fim, ele é motivo de orgulho para a equipe brasileira. Afinal, trata-se do primeiro veículo desenvolvido com engenharia local e que também será produzido e vendido na Europa. Além dele, outros dois modelos devem ter o mesmo destino: a picape Tarok, que chega no ano que vem, e um outro SUV, ainda não revelado, mas que deve ser do segmento de entrada - abaixo do próprio Nivus. Novo Golf ainda distante Volkswagen Golf 2020 Reuters/Fabian Bimmer O Nivus é um dos últimos lançamentos do atual programa de investimentos da Volkswagen no Brasil - 20 novos modelos entre 2017 e o final deste ano. A novidade mais recente, o Polo GTS, é o veículo de número 15 desta conta. Ainda há certa indefinição sobre os dois últimos. No entanto, uma certeza é que a nova geração do Golf - revelada há três meses, não está na lista. Ainda que seja um dos carros mais emblemáticos da Volkswagen, o Golf 8 não deve chegar tão cedo ao Brasil. Por aqui, hatches médios são cada vez mais raros nas ruas. Em 2019, o segmento todo vendeu menos de 7 mil unidades – pouco mais do que vende em um mês o SUV compacto mais popular do Brasil. O próprio Golf vendeu só 1.130 exemplares em todo o ano – menos de 20 entre novembro e dezembro. Volkswagen Golf GTE André Paixão/G1 No ano passado, a marca tirou de linha praticamente todas as versões – a única que restou foi a híbrida, GTE, que teve 99 unidades importadas – cada uma está à venda por R$ 199.900. Destas, 18 já foram vendidas, segundo Di Si. “O Golf é desejado por clientes específicos”, afirmou Di Si. Até por isso, a aposta deve ser na manutenção de versões elétricas e híbridas – a marca confirmou mais 5 modelos do tipo para a América do Sul até 2023, além do próprio GTE. As novas versões elétricas e híbridas do Golf de oitava geração devem ser lançadas na Europa ao longo do ano - mas não tão cedo aqui no Brasil. "É um carro icônico, você precisa ter. Mas nunca vai ser um volume relevante", completou. Até pelo baixo volume, a chegada ainda deve demorar - e só deve acontecer depois de 2021.

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