O que acontece com o preço da gasolina no Brasil?

Para especialistas, Petrobras deve reduzir preços às refinarias em breve. Nas bombas, reflexo da queda do petróleo pode demorar mais. Especialistas dizem que a consequência do cenário internacional para o Brasil é negativa Os preços internacionais do petróleo estão despencando – e isso pode afetar o custo da gasolina e de outros combustíveis no Brasil. Desde 2016, a Petrobras adotou uma política de paridade internacional para definir o preço da gasolina que vende às distribuidoras no país. Com isso, em tese, a estatal deve promover uma redução nos preços cobrados. Mas esse corte pode demorar a chegar às bombas – ou mesmo nem ser sentido pelos consumidores. Preços do petróleo desabam e têm maior queda diária desde 1991 O que explica o tombo do preço do petróleo e quais os seus efeitos Preço do petróleo despenca: veja perguntas e respostas Veja a cronologia da crise e últimas notícias Guerra de preços derruba as principais cotações de petróleo e afeta mercados de ações O G1 ouviu dois especialistas no setor, Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, e David Zylbersztajn, professor da PUC-Rio, para ajudar a explicar o que pode acontecer. Veja abaixo: Os preços vão cair? A tendência, eles confirmam, é que o preço da gasolina caia para o consumidor, por conta dessa política de paridade internacional. Mas não imediatamente. "Hoje a política da Petrobras tem sido bastante ligada ao que está acontecendo [no mundo], então, em tese, não deve demorar, já que hoje ela já deve estar comprando petróleo mais barato e vendendo também. Então, ela tende a baixar esse preço para o consumidor", explica Zylbersztajn. "Ela se beneficiou muito quando o petróleo estava alto e agora, de alguma maneira, tem que ter uma contrapartida. Quando o petróleo cai, ela também tem que repassar para o consumidor o preço mais baixo. E isso deve acontecer rápido, até para ela não ficar desmoralizada na política dela de, quando sobe, subir também", completa. Adriano Pires aponta que a Petrobras deve aguardar alguns dias para o anúncio: "Acho que a Petrobras vai esperar uma semana, ou quatro, cinco dias, para ver como é que fica esse preço", diz. De quanto será essa queda? É difícil prever. O preço internacional do petróleo sofreu um choque forte, mas pode mudar rapidamente. Lá fora, a queda de preços depende do estágio da epidemia de coronavírus e da retomada da economia mundial. E também de um possível acordo entre os países produtores de petróleo. "Agora, eles estão brigando entre si, mas amanhã eles podem sentar na mesa e conversar. Esse preço baixo não ajuda ninguém, todo mundo perde. Perde a Arábia Saudita, perde a Rússia, perdem os EUA, perde o Brasil", afirma Pires. A extensão da queda de preços que a Petrobras pode aplicar vai depender do cenário externo nos próximos dias. "Se ele (o valor do barril) ficar na casa dos US$ 30, ela vai reduzir o preço da gasolina e do diesel. Se a coisa voltar à normalidade ou reduzir um pouco, a redução vai ser menor. Acho que, primeiro, a Petrobras vai aguardar uma esfriada do mercado, já que agora estamos de olho no furacão", diz Pires. O que diz a Petrobras? A estatal diz que "monitora o mercado e segue com seu plano estratégico que prepara a companhia para atuar com resiliência em cenários de preços baixos". Em nota, a estatal diz que ainda é prematuro fazer projeções sobre os possíveis impactos do tombo dos preços no mercado de petróleo, "dado que ainda não está claro nem a intensidade ou mesmo a persistência do choque nos preços". Se a Petrobras reduzir os preços, a queda vai chegar às bombas? Não necessariamente. A Petrobras define os preços a que vende para as distribuidoras, mas a partir daí os preços são livres, e sofrem outras influências. Distribuidoras e postos podem optar por não repassar a queda, ou repassar uma queda menor. Além disso, as distribuidoras têm estoques comprados aos preços anteriores, e podem levar um tempo para repassar o corte no valor. O governo também pode evitar que o consumidor sinta uma queda mais acentuada de preços nas bombas. Isso porque incide, sobre a gasolina e o diesel, um tributo chamado Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – atualmente em R$ 0,10 por litro. Como a volatilidade de preços é considerada prejudicial, o governo pode elevar a Cide, deixando os preços mais estáveis para o consumidor. "Se ao invés de ficar diminuindo o preço do combustível, o governo aumentar a Cide, criaria um certo 'colchão' para quando o preço voltar a subir, evitar essas volatilidades", diz Pires. "A Cide é uma fonte de receita importante para o governo. Quando ele baixa a Cide, ele está subsidiando o consumidor de combustíveis. E ele pode aumentar o valor da Cide, como no caso de agora. Na minha opinião, deveria [aumentar], porque gasolina muito baixa gera desperdício, aumento de consumo desnecessário e mais poluição", diz Zylbersztajn. O presidente Jair Bolsonaro descartou o aumento da Cide. Segundo ele, a 'tendência' é o preço dos combustíveis cair nas refinarias. E o etanol? Vai ser influenciado? A gasolina mais barata é ruim para a competitividade do etanol, e pode deixar de compensar abastecer com esse combustível. Se o preço da gasolina cair, é possível que haja queda nos preços do etanol, já que a demanda também cai. Embora seja bom para o bolso dos consumidores, tem reflexos negativos, já que ele é menos poluente que os outros combustíveis.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »