Empresa de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos encerra operações após seis meses no Recife
Operadora alegou razões técnicas e operacionais para encerrar os serviços na capital pernambucana. Sistema começou a funcionar em fevereiro. Bicicletas da Yellow ficavam distribuídas no Centro e Zona Sul do Recife Yellow/Divulgação Depois de seis meses funcionando no Recife, a empresa Grow, responsável pelo sistema de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos "Yellow", encerrou nesta quinta-feira (1º) as atividades na capital pernambucana. O serviço era oferecido desde fevereiro, com os equipamentos distribuídos no Centro e Zona Sul da cidade, sem estações pré-definidas. Por meio de nota, a Grow, que é uma fusão entre a brasileira Yellow e a mexicana Grin, informou que o encerramento das operações em Pernambuco ocorreu por razões técnicas e operacionais, "que tornaram a atuação da empresa inviável economicamente". Com o sistema da Yellow, após as viagens, os clientes podiam deixar as bicicletas e os patinetes em seu local de destino. O sistema é chamado de "dockless", que, em inglês literal, significa "sem cais", ou sem estação. Os equipamentos funcionam em cidades como São Paulo e Curitiba e as bicicletas podem ser desbloqueados por meio de um aplicativo para celular. (Veja vídeo abaixo) Patinete elétrico: saiba como andar A empresa informou que os clientes que tiverem adquirido créditos não utilizados terão os valores devolvidos por meio do cartão de crédito. Além do aplicativo, as bicicletas ficavam disponíveis em 30 pontos parceiros. Ainda de acordo com a empresa, esses pontos de venda e usuários que não possuem cartão devem entrar em contato com o suporte da empresa para que os valores sejam transferidos. Apesar da suspensão, a empresa afirma que pretende retornar ao mercado pernambucano, já que a decisão de suspender as atividades no Recife ocorreu de forma "dolorosa" para a companhia. A Grow afirma, ainda, que busca recolocação imediata no mercado de trabalho dos colaboradores que atuaram na empresa durante os seis meses de operação. A empresa informou que agradece a atuação deles. Prefeitura Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação da prefeitura do Recife informou que desde o momento em que soube do inicio da operação da Yellow, "a prefeitura ajudou em tudo o que foi necessário para sua chegada no Recife, regulamentando e estabelecendo uma relação de parceria com a empresa." A gestão informou, ainda, que lamenta o fim da operação da empresa no Recife, por saber "da importância desse modal para a melhoria do transito e para o conforto nos deslocamentos na cidade por parte dos recifenses." A prefeitura afirmou que acredita que a saída da empresa do Recife "seja apenas um movimento empresarial natural da Yellow, que recentemente anunciou uma fusão internacional com outra empresa do ramo", e que espera que o serviço "retorne o mais rápido possível."
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