Land Rover Range Rover Evoque: primeiras impressões


SUV compacto de luxo virou 'mini Velar' na segunda geração. Equipamentos fartos e motor de 300 cv agradam, mas preço é maior até do que modelos maiores. Evoque muda e fica parecido com o Velar; G1 testou Em 2011, a Land Rover causou alvoroço ao lançar o Range Rover Evoque, um SUV compacto de luxo, com visual bastante ousado para os padrões da época — foi até copiado pela chinesa Landwind. Depois dele, a concorrência tratou de caprichar mais no desenho de seus modelos, e a própria marca inglesa bebeu dessa fonte para criar novos modelos. Um deles é o Velar, de 2017, que aprimorou esse estilo, e agora inspira a segunda geração do Evoque. Mini Velar Range Rover Evoque Marcelo Brandt/G1 Lanternas, grade e interior parecem ter sido feitos como uma reprodução em menor escala do Velar. Ainda assim, a essência do Evoque original foi mantida. E isso pode ser visto na linha ascendente na lateral e nos faróis afilados. Na cabine, com exceção dos painéis de porta, da alavanca de câmbio e da cobertura do quadro de instrumentos, é praticamente impossível diferenciar os dois modelos. E isso é um ótimo sinal. Range Rover Velar (direita) e Evoque Marcelo Brandt/G1 O interior é de muito bom gosto. Há pouquíssimos botões – quase todas as funções podem ser controladas pelas duas telas no console. E o acabamento é bastante caprichado, praticamente sem plástico duro. Clubes dos R$ 300 mil Aliás, Evoque e Velar também ficaram mais próximos também nos preços. O Evoque encareceu, e agora chega aos R$ 322.300, valor da versão avaliada pelo G1, a topo de linha HSE R-Dynamic. A quantia assusta, até porque esbarra em veículos do segmento acima. Range Rover Evoque Marcelo Brandt/G1 Por esse preço, é possível colocar na garagem as versões topo de linha de Audi Q5, BMW X3, Mercedes-Benz GLC e Volvo XC60 (veja tabela de concorrentes). Todos são bem maiores do que o Evoque, mas ficam devendo capacidade off-road. Com exceção do XC60, que tem 407 cv, o Range Rover também é mais potente do que o trio alemão – todos ficam na casa dos 250 cv. Tabela de concorrentes do Range Rover Evoque Fotos: divulgação Pode parecer difícil justificar a compra do Evoque, ainda mais diante dos modelos citados acima. Mas a Land Rover fez um bom trabalho no pacote desta versão topo de linha. Há faróis full-LED com acendimento automático, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar panorâmico, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, acesso sem chave, partida por botão, bancos em couro, com ajustes elétricos na dianteira, rodas de 20 polegadas, assistentes de ponto cego, saída de faixa e de frenagem de emergência, 6 airbags e porta-malas com abertura elétrica. Por meio das duas telas no console central, os ocupantes também podem acessar sistemas importantes do veículo, como a ventilação e um novo recurso, que torna o capô do carro “transparente”. Usando câmeras na grade e nos retrovisores, a tela projeta uma imagem de 180 graus da frente do carro. Capô 'transparente' é tecnologia do novo Range Rover Evoque Marcelo Brandt/G1 Pé na terra Isso promete ajudar a enfrentar ruas estreitas. Mas a verdadeira razão para ter sido criada, é ajudar em trilhas fora-de-estrada. Aliás, o sistema de tração 4x4, batizado de Terrain Response 2, também concentra seu menu nas telas, eliminando os botões. Ainda que o maior desafio off-road do Evoque deva ser encarar a estrada de terra batida da entrada do sítio, ele está preparado para encarar em terrenos mais acidentados. Tela inferior pode concentrar informações de áudio, tração e climatização do Evoque Marcelo Brandt/G1 A evolução do sistema de tração inclui um modo automático, em que o veículo identifica o terreno e prepara a melhor configuração. Se o motorista preferir escolher manualmente, poderá alternar entre os modos asfalto, areia, grama-cascalho-neve e lama. O carro ainda faz aclives e declives de forma automática, sem a necessidade de o motorista acelerar ou frear. Range Rover Evoque Marcelo Brandt/G1 Zona de conforto Depois de mostrar do que é capaz nas trilhas da região de Pardinho, interior de São Paulo, o Evoque retornou ao ambiente onde se sente mais à vontade: estradas asfaltadas. Ali, a maior das virtudes do SUV de luxo aparece: a suavidade. Da cabine, ainda que o carro esteja a 120 km/h, o isolamento acústico filtra todos os ruídos vindos de fora. Isso acaba por mascarar também o som do motor. O 2.0 de quatro cilindros, 300 cavalos e 40,8 kgfm inclusive, é uma novidade no Evoque. Ele já é usado no próprio Velar, e também no Jaguar F-Type. Com ele, o SUV esbanja fôlego, a pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. O gerenciamento da potência cabe ao excelente câmbio automático de 9 marchas, fornecido pela ZF. Range Rover Evoque ganhou interior com duas telas Marcelo Brandt/G1 Híbrido, mas de leve Outra novidade no Evoque é a chegada do sistema híbrido leve. Usando uma bateria de 48V e um gerador conectado ao motor por uma correia, o conjunto garante cerca de 15 cv extras em acelerações. Por outro lado, ajuda a recuperar a energia em desacelerações e frenagens, ajudando a melhorar o consumo em até 6%. Ao final do teste, o computador de bordo registrada média de 7,1 km/l de gasolina (o único combustível que este motor bebe). Vale lembrar que o número acabou comprometido pelo trecho off-road, onde o consumo é bem pior. 99% novo Range Rover Evoque Marcelo Brandt/G1 A Land Rover afirma que este Evoque é 99% novo, na comparação com a primeira geração. Aquele 1% restante, segundo a empresa, são as maçanetas das portas. Mesmo com a nova plataforma, o Evoque não cresceu. Ele manteve o comprimento de 4,37 m do modelo lançado em 2011. Só que aproveitamento de espaço é melhor, com o entre-eixos 2 cm generoso, chegando a 2,68 m. Quem cresceu foi o compartimento de bagagens, chegando a 591 litros – 16 a mais do que antes. Range Rover Evoque Marcelo Brandt/G1 O Evoque é cerca de 30 cm menor do que seus rivais de preço – Q5, X3, GLC e XC60 medem cerca de 4,65 metros. Enquanto isso, os concorrentes em porte custam sempre menos que R$ 250 mil. Para tentar equilibrar as coisas, a Land Rover já anunciou a chegada da versão equipada com motor 2.0 turbo de 250 cv. Custando R$ 281.600, ela que deverá briga em melhores condições com seus rivais. Ainda assim, mesmo tendo passado por uma renovação completa, o Evoque mais do que nunca vai precisar do rostinho bonito para atrair a clientela.

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